10 de setembro de 2008

Benefícios dos controles de logística para caminhões

Fonte: Seguros.inf - Data: 09-Set-2008

A novidade nos critérios de avaliação do Cesvi Brasil para sistemas rastreadores e bloqueadores de caminhões é a inclusão de uma análise dos fatores ligados à logística do veículo, que vem se juntar às tradicionais avaliações de casco e carga.


A inclusão deste fator na avaliação do Cesvi já tem motivado uma grande movimentação das empresas detentoras de tecnologia, no intuito de se adequarem a esta exigência mercadológica.

Recurso deveria ser mais explorado

No Brasil, a utilização de rastreadores foi muito difundida nas aplicações ligadas à segurança. O conceito difundido é que se trata de um equipamento utilizado somente para recuperação de veículos furtados ou roubados, e na recuperação de volumes transportados; mas, em outros países, o rastreador tem como maior aplicação a logística pura, com pouco uso no aspecto da segurança. O grande potencial desses equipamentos mal tem sido explorado no mercado nacional.

Potencial de gerenciamento

Como já se sabe no setor de transportes, a utilização inadequada do veículo reduz a vida útil de pneus, embreagem, motor, rolamentos, entre outros componentes do veículo, o que resulta em custo de manutenção.

Rastreadores que meçam as informações de uso do veículo, associados com um bom software, com funções de cálculos de telemetria, é um ótimo auxílio para identificar se o motorista necessita de treinamento, e até para uma análise da adequação de cada motorista ao modelo de veículo.

Dentro do aspecto de telemetria, também é possível realizar a averiguação de prazos de troca de óleo, prazos para rodízio de pneus e check-up do veículo, sendo que o software aponta a quilometragem rodada com o veículo, e avisa o responsável pela frota sobre as necessidades de manutenção.

Um software voltado para a logística tem de contemplar ferramentas que auxiliem a programação de entregas e coletas, com a inteligência de programar as menores distâncias ou os melhores caminhos para evitar congestionamentos, otimizando, desta forma, recursos energéticos, como o combustível, e consumíveis, como pneus e componentes do veículo.

Este software também pode fornecer, via web, ao embarcador e ao cliente final, a localização exata de onde está sua mercadoria, demonstrando quanto tempo falta para o volume chegar até a porta de seu negócio, dando credibilidade e confiança ainda maiores quanto aos serviços prestados pelo transportador.

Diferenciando as melhores empresas do mercado

O Cesvi Brasil, mais uma vez, inova em seus trabalhos de certificação, inserindo questões de logística dentro da tradicional avaliação de sistemas para caminhões. Assim, fornece ao mercado uma base confiável de comparação dos sistemas disponíveis no Brasil, e dá visibilidade a empresas que têm grande potencial para o fornecimento de soluções tecnológicas voltadas à logística.

Os novos critérios de avaliação do Cesvi Breasil já estão disponíveis na Internet. Basta digitar http://www.cesvibrasil.com.br/monitoramento/criterios.asp para acessá-los e conferir as novidades. É necessário ter instalado no computador o software "Adobe Acrobat Reader".[7]

O Cesvi Brasil

Fundado em 1994, o Cesvi Breasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) é o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à reparação automotiva e à segurança viária, e foi o primeiro da América Latina. É membro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), um conselho internacional de centros de pesquisa com os mesmos objetivos.

Para conhecer as atividades do CESVI, acesse www.cesvibrasil.com.br

Conheça o Frotas on-line, o sistema para gerenciamento de frotas da Ituran, solcite uma visita de demonstração, ligue 11 3522-9239 ou visite www.ituranmais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário