17 de dezembro de 2004

Comprar carro com seguro. Pode?

O seguro é feito para o proprietário do veículo e não para o automóvel. Isso significa que, quando um veículo muda de dono, o veículo deixa de contar com os benefícios contratados. Ao adquirir um veículo usado, não permita que o argumento de que o carro tem seguro completo entre na composição do preço. Para essa transferência, seria necessário entrar em contato com a seguradora para trocar a cobertura e ainda esperar pela autorização da empresa.
Algumas seguradoras não permitem que o seguro seja transferido, outras permitem, mas a cobertura só existirá após a autorização da companhia e o envio de um documento que solicitará a transferênia de direitos e obrigações daquela apólice, além disso será necessário a adptação do contrato ao novo condutor ou condutores do veículo.
Mesmo com todo esse processo, o bônus da apólice não poderá ser transferido para o novo proprietário do veículo, pois o mesmo é pessoal e intransferível.
E o que pode ocorrer se você comprou um carro e ficou com a apólice do antigo proprietário, sem ter tomado as medidas acima? Seu veículo está simplemente sem seguro, a seguradora negará o pagamento da indenização em caso de sinistro, pela razão de que a apólice não lhe pertence.
Consulte sempre seu corretor de seguros, ele é o único profissional que pode lhe orientar sobre a melhor maneira de proteger seu patrimônio.
Douglas Bunder

Um comentário:

  1. Anônimo3:53 PM

    Comigo aconteceu, comprei um carro que já tinha seguro e acreditei que estava valendo pra mim também, resultado: bati o carro e fiquei no prejuízo. Claro que o proprietário anterior alegou que não sabia disso! O gerente do banco onde o seguro estava feito, também não quis assumir nada...

    ResponderExcluir