16 de outubro de 2006

Comprar um seguro não é uma coisa trivial

Fonte: SEGS.COM.BR - Data: 16/10/2006

Você ou a sua empresa tem seguro? Se você responder que sim, vamos nos atrever sugerir que continue a ler um pouco mais esse nosso texto e a fazer mais uma pergunta, a compra desse seguro foi uma iniciativa sua ou foi oferecido pelo gerente do seu banco? Estamos fazendo essa pergunta, pois sabemos que mais de 80% das pessoas e mais de 60% das empresas que possuem seguros, não sabem o que, de fato, está coberto pela apólice que possuem. Esse desconhecimento é decorrente, em grande parte, da forma com que se comercializa seguros aqui no Brasil.


Hoje, com raríssimas exceções, todas as seguradoras consideradas grandes, comercializam os seus seguros por meio de agências bancárias. Quando você vai tratar algum assunto relativo a crédito (cheque especial, linhas de financiamento, etc.) junto ao gerente da sua conta, ele tem sempre alguma coisa (seguro, título de capitalização, previdência privada, consórcio, etc.) para oferecer como contrapartida ao crédito que está sendo concedido. Você, como está precisando se capitalizar, ou capitalizar o seu negócio, acaba cedendo e comprando alguma coisa. Porém, se você algum dia já teve o dissabor de sofrer alguma perda (pessoal ou profissional) e, por isso, precisou acionar o seguro, sabe o quanto é difícil conseguir receber aquela indenização, que nos prospectos da seguradora, aparece com algo que é pago em, no máximo, 15 dias.


Essa dificuldade existe porque o seguro vendido não estava adequado às reais necessidades do cliente. Assim como cada pessoa é única, cada empresa também tem características que as tornam únicas. O fato de pertencerem a um mesmo segmento não faz com que as empresas sejam iguais. Aliás, quando uma empresa anuncia o seu produto como sendo melhor do que o do seu concorrente, o que ela está mostrando é que ela é diferente do seu concorrente.


A forma com que os seguros são comercializados nos bancos não respeitam essas diferenças. Os seguros vendidos por meio das agências são os chamados seguros padronizados. É um tipo de seguro onde todos são tratados maneira igual. A justificativa é que estão simplificando o processo de venda de seguros. Todos nós sabemos que numa situação como essa a tendência é fazer o nivelamento considerando o seguinte principio: Os prêmios são nivelados pelo valor mais alto e as indenizações pelo valor mais baixo.


A despeito tudo isso, como falamos anteriormente, cada cliente tem características e necessidades próprias, e procurar colocar todos dentro de um mesmo saco, que é o que fazem com seguros padronizados, só gera problemas futuros.


Agora, depois de tudo que foi dito, vai ficar parecendo que estamos advogando contra a venda de seguros. Mas muito pelo contrário, acreditamos que o seguro é algo que deve estar no topo da lista de necessidades de todas as pessoas e empresas. Não foi à-toa que optamos por esse segmento de atuação. Somos uma corretora que, acima de qualquer coisa, acredita que o que fazemos ajuda às pessoas. Principalmente naqueles momentos para o qual nunca estamos preparados.


Escrevemos tudo isso para dizer que comprar um seguro não é algo trivial e que não pode ser comparado com outros produtos bancários (capitalização, consórcio, etc.). A compra de um seguro deve ser precedida de uma avaliação do risco que se está querendo que fique coberto e o gerente de uma agência bancária não é a pessoa mais indicada para fazer esse tipo de avaliação. Para esse tipo de trabalho a pessoa certa é o Corretor de Seguros. O Corretor foi preparado para identificar os riscos que precisam estar cobertos por um seguro. Além disso, ele é a pessoa que irá socorrer você ou os seus beneficiários em caso de dificuldades com a seguradora. Por tudo isso, não fique sem um seguro, mas na hora de comprar o seu seguro, faça isso com o apoio de um corretor.


Quando o seu gerente lhe oferecer um seguro e você achar que, pelos motivos que já falamos, é importante comprar, não se precipite, diga a ele que você quer que o seu corretor avalie o produto que lhe está sendo oferecido para saber se atende às suas necessidades. Não se deixe levar, procure o seu corretor e compre apenas se o produto for, de fato, lhe proteger ou proteger o seu patrimônio.


>>> Seguros? Consulte nosso site: www.lumaseguros.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário