29 de maio de 2008

Bicicleta no trânsito, uma idéia para São Paulo

Fonte: O Estado de São Paulo - Data: 28-mai-2008


Semana Estado de Jornalismo dará ao vencedor do Prêmio Banco Real uma bolsa na Universidade de NavarraEm um dia de congestionamento recorde em São Paulo, após horas de lentidão em uma avenida do bairro de Pinheiros, o carro do advogado Marco Freire parou. Diagnóstico: falta de combustível. Depois de acionar a seguradora, ele se surpreendeu com a chegada do socorro em 20 minutos. O mecânico foi de bicicleta até o local.Serviço pioneiro oferecido pela Porto Seguro, o Bike Socorro atende aos segurados nas ocorrências que podem ser resolvidas sem necessidade de remoção do veículo. Para o vice-presidente-executivo da companhia, Fabio Luchetti, a iniciativa põe em prática o conceito sustentável de transporte: mostra que, em alguns casos, a bicicleta pode ser uma alternativa para o problema do trânsito, além de não prejudicar o meio ambiente.Os bons resultados já inspiram a diretoria da Porto Seguro a estender a experiência para outros serviços, como a vistoria de veículos. Responsável pela assessoria do projeto, o bike-repórter da Rede Eldorado, Arturo Alcorta, comenta otimista que a idéia é que a iniciativa se torne uma tendência e seja adotada por outras empresas.A Porto Seguro também estuda instalar bicicletários nas estações de metrô do Centro e da Avenida Paulista, em parceria com a Prefeitura e o Estado. Além de local para estacionamento, o projeto prevê que bicicletas sejam colocadas à disposição de passageiros gratuitamente por até 30 minutos. E poderão ser devolvidas em qualquer estação. Para períodos mais longos, o usuário cadastrado pagará uma tarifa de aluguel.EXEMPLO FRANCÊSA proposta é inspirada num projeto adotado em Paris, que conta com uma enorme rede de metrô e com o uso crescente da bicicleta como meio de transporte. O objetivo é incentivar o transporte de duas rodas para percorrer pequenos trajetos e ajudar a descongestionar os já saturados trens do metrô.O financiamento das bicicletas e a instalação de estruturas nas estações ficarão a cargo da seguradora, que já tem uma iniciativa semelhante, mas exclusiva para associados. 'A Porto Seguro tem o know-how', diz Marcelo Borg, gerente de negócios e marketing do Metrô. O início da implantação do projeto está prevista para julho.A integração da bicicleta ao sistema de transporte pode ser uma alternativa para problemas que afetam grandes cidades no mundo todo. A cidade de São Paulo tem a maior frota de veículos do País: quase 6 milhões. Nos horários de pico, o motorista paulistano desenvolve velocidade média entre 19 e 22 quilômetros por hora. Já um ciclista com porte físico normal consegue pedalar em regiões planas a 25 km/h. No espaço ocupado por um automóvel na rua, cabem cerca de seis bicicletas. Além disso, a utilização de bicicletas contribui para a redução do gás carbônico, principal poluente lançado por carros na atmosfera.Flávio Meireles, gerente da Bike Courier, empresa que faz entregas e serviços bancários por meio de bicicletas, aderiu à causa há dez anos. Ele começou como 'bikeboy' e incentiva a população a deixar o carro na garagem. 'Pedalar numa cidade como São Paulo requer atenção, mas é perfeitamente possível para qualquer um. Faz bem à saúde e não polui o meio ambiente', incentiva.*Ana Luísa Borges Pereira Westphalen é aluna da Faculdade Cásper Líbero

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