Fonte: Meio&Mensagem
Ao contrário do parafuso inventado pelo sueco, os “vazamentos” de componentes e partes inteiras do iPhone 5 não causaram constrangimento a nenhum blog ou site norte-americano especializado em tecnologia - e em Apple - e a empresa apresentou, finalmente, a sexta geração de seu smartphone com todas as “novidades” mostradas, diariamente, por especialistas em Apple. O CEO da Apple, Tim Cook, abriu a apresentação em San Francisco às 14:05 no horário brasileiro (10:05 em San Francisco), e discorreu sobre os números, ou seja, aquela massa de dados que realmente interessa aos investidores: no último trimestre, foram vendidos 17 milhões de iPads e, desde o lançamento, em janeiro de 2010, foram vendidos 84 milhões de aparelhos, o que significa, segundo Cook, que a Apple detém um share de 62% do mercado mundial de tablets.
Se adicionar a essa conta o iPhone (lançado em 2007) e o iPod touch, equipados com o sistema operacional iOS, o CEO da Apple diz que já foram vendidos, em todo o mundo, mais de 400 milhões de aparelhos. A App Store, que centraliza a distribuição de aplicativos, tem cerca de 700 mil apps disponíveis, dos quais 250 mil já estão adaptados para iPad. As estimativas mais otimistas dos analistas norte-americanos preveem que, até o final deste mês, sejam vendidas cerca de 10 milhões de unidades do iPhone 5, no que seria a maior venda histórica de um produto eletrônico de consumo.
Mas, quem apresentou o esperado iPhone 5 foi o vice-presidente sênior de marketing de produto da Apple, Phil Schiller. Com tela de 4 polegadas (ante as telas anteriores de 3,5 polegadas), o iPhone 5 é mais leve em 28 gramas, passa a ser maior em altura em um centímetro (12,5 cm) e é mais fino em 0,17 cm. Feito em alumínio e vidro, continua a oferecer as cores branca e preta. As vendas começam a partir do dia 21 deste mês com os mesmo preços do iPhone 4S - US$ 199 o de 16 Gbytes, US$ 299, o de 32 Gbytes e US$ 399 o de 64 Gbytes. Neste dia, o aparelho começa a ser vendido nos EUA, Alemanha, Austrália, Canadá, França, Hong Kong, Japão, Reino Unido e Singapura. No dia 28, passa a ser vendido na Estônia, Nova Zelândia, República Tcheca e mais 19 países. O Brasil, como nas versões anteriores, não está entre esses países e deve receber o aparelho apenas em dezembro.
Inovações de hardware e software
O maior espaço de tela mostra uma mudança: ao invés de quatro fileiras de ícones dos modelos atuais, o iPhone 5 terá cinco fileiras de ícones. Uma das principais novidades é a conexão 4G (ou LTE - Long Term Evolution), cujas velocidades médias chegam a 100 Mbps (equivalentes às de conexões fixas por fibra óptica), ou seja, até dez vezes mais do que a 3G. No Brasil, entre as operadoras, apenas a Claro já oferece a 4G. No entanto, o consumidor brasileiro não terá acesso à 4G pelo iPhone 5. A Apple lançou o aparelho com duas frequências diferentes para 4G: o modelo A1 429 para as frequências AWS e 700 MHz, adotadas pelos EUA e Canadá, e o modelo A1 428, para as frequências de 850 MHz, 1800 MHz e 2100 MHz, adotadas pela Alemanha, Reino Unido, Japão, Austrália, Coréia do Sul, Hong Kong e Cingapura. A frequência de 2,6 GHz, adotada pelo Brasil, não foi contemplada pela Apple. Ainda assim, o iPhone 5 é compatível com redes HSPA+ com dupla portadora (redes 3,5 G), cujas velocidades chegam a 42 Mbps. Para o consumidor brasileiro, será a alternativa à 4G.
Outra inovação, também antecipada por blogs e sites dos EUA, é o conector de dados, chamado de Lightning. Reversível, pode ser acoplado ao iPhone 5 em qualquer posição. Mas, o usuário que tem os modelos anteriores do iPhone terá que ter um adaptador para conectar os antigos ao iPhone 5.
A nova versão do sistema operacional, iOS 6, foi apresentada pelo vice-presidente de iOS, Scott Forstall. O iOS 6 será liberado daqui a uma semana, no dia 19, para usuários de iPhone (3GS, 4 e 4S), iPad (2 e o novo) e iPod touch de quarta geração. Juntamente com o novo iOS, chega uma nova versão do iTunes, inclusive com o Facebook integrado. Uma outra inovação de sistema operacional permite que a assistente de voz Siri publique diretamente no Facebook. Para confirmar outra antecipação dos curiosos sites e blogs que cobrem a Apple, a empresa lançou, também, novos fones de ouvido, os Earpods, que, segundo o vice-presidente mundial de produtos de marketing de iPod, iPhone e iOS da Apple, Greg Joswiak, levou três anos para ser desenvolvido.
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