20 de julho de 2009

Vai viajar? Alugue um carro

Fonte: Dicas Bradesco Auto/RE

Alugar um carro pode ser uma ótima solução para aproveitar as férias com tranquilidade e cair na estrada com conforto e sem preocupação. Existem mais de mil locadoras de veículos, distribuídas em todo território nacional. Esses estabelecimentos oferecem frotas de veículos e serviços diversificados. E, há diversas razões e vantagens em alugar um automóvel, frente ao expressivo crescimento e oferta de locadoras no mercado.
Os procedimentos para a aquisição de um veículo de aluguel são bastante simples. Após a abertura da conta e do contrato de locação, o motorista escolhe o automóvel de acordo com seu interesse e necessidade. “Selecionadas opções de veículo, proteção e outros, o cliente deverá atentar-se ao período de utilização de sua locação”, esclarece Joelson Lopes, responsável pela Monceloti Turismo, agência de turismo especializada em locações de automóveis no Brasil.
O locatário deve lembrar que o veículo estará sob sua responsabilidade. Caso o carro seja devolvido à loja com sujeira excessiva, fora dos padrões normais e razoáveis de conservação, a locadora poderá cobrar taxa adicional de limpeza. Por isso, cuidado, principalmente quando o destino é o litoral. “O locatário deverá evitar colocar o carro em contato com areia e com a água do mar. Além de não serem ambientes apropriados para dirigir, eles provocam grandes desgastes ao veículo”, alerta Lopes.
Evite contratemposNa hora de assinar o contrato, é necessário ficar atento aos custos e benefícios que a locadora oferece. “O cliente deverá levar sempre em consideração não o menor preço, mas o serviço melhor e mais acessível, tornando a sua viagem tranquila e segura”, opina Lopes. Ele dá outras dicas sobre o que é preciso analisar ao alugar um carro:
- Redução de custos e despesas: comparar os valores de locação com outras opções de transporte;
- Qualidade e conforto do veículo: distribuição do espaço interior, recursos de segurança, ano de fabricação, disponibilidade de opcionais e acessórios, condições de conservação, limpeza e higiene;
- Disponibilidade da locadora: localização e horários de funcionamento da loja de atendimento, assistência técnica 24 horas e possibilidade de troca de veículo em casos de pane ou falha;
- Cobertura de seguro ou proteção obrigatória: garantia dos direitos e deveres do locatário e da locadora em situações como roubo, incêndio, perda total ou avarias ao carro locado, ocupantes do veículo e/ou terceiros;
- Forma de pagamento simplificada: a maior parte das locadoras trabalha com cartões de crédito e disponibilidade de parcelamento sem juros.
Mais sobre os custosOs locatários que realizarem viagens curtas podem contar com tarifas reduzidas de quilometragem controlada. Essa opção possui custo inferior aos preços da quilometragem ilimitada. Mas é bom prestar atenção. As tarifas de quilometragem controlada possuem taxas adicionais por km/rodado. A esse valor, podem ser acrescentadas ainda as despesas por horas excedentes (quando o horário de devolução ultrapassa o limite permitido), danos causados ao veículo, multas de trânsito, entre outros.

>>> Viaje tranquilo, contrate um seguro saúde viagem internacional ou nacional. Acesse: http://www.lumaseguros.com.br/?tipo=viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário