7 de agosto de 2009

Porto Seguro - "As pessoas não acreditam, mas é mentira", afirma Jayme

Fonte: Época Negócios Silvia Balieiro - Data: 07.08.2009

Jayme Garfinkel, presidente do conselho da Porto Seguro, diz que as negociações entre a empresa e o Bradesco existem, mas a ideia é que o controle do negócio fique com a seguradora
“Não há nenhuma negociação de venda da Porto Seguro para o Bradesco, mas com tanta notícia sendo dada, fica difícil convencer as pessoas do contrário”. A afirmação é de Jayme Garfinkel, presidente do Conselho da seguradora.

Em entrevista à Época NEGÓCIOS, o executivo disse que a sua intenção é juntar as operações de ramos elementares (seguros que não incluem saúde e vida, apenas carros e imóveis) com as do Bradesco Seguros, mas de uma forma que o controle da empresa continue com a Porto Seguro.

Veja a seguir trechos da conversa.

EN - A Porto Seguro está negociando uma possível venda para o Bradesco?
Jayme Garfinkel - O que nós estávamos tentando era juntar a operação de ramos elementares, mas de uma forma que eu não perca o controle da empresa. Agora acho que vai ficar um pouco complicado com tanta notícia em volta. Estou tentando falar com as pessoas para negar, embora as pessoas não acreditem. Como somos uma empresa familiar e nacional, todos acham que um dia vamos vender. Mas o tempo dirá.
O que o Bradesco diz sobre essa sua posição de manter o controle? Eu já falei muitas vezes com eles (Bradesco) e eles entendem isso. Se isso não acontecer, a alma da Porto Seguro muda. A empresa deixa de ser o que é. Não tenho a intenção de deixar a empresa. Eu sou assim, eu gosto do que faço. Eu não sei de onde saiu a notícia de que a empresa estaria sendo vendida, mas não é verdade. Tem uma negociação para um acordo, mas ainda não tem valores envolvidos. Estamos discutindo ainda.
Em que fase está a negociação?
* Época NEGÓCIOS procurou o Bradesco para falar sobre o assunto, mas o banco disse que todas as informações deveriam ser passadas pela Porto Seguro.
Do jeito que está é possível que sejam encerradas, porque tanta notícia queima muito. Eu não sei qual será a posição deles.
A Porto Seguro enviou uma nota à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), negando os rumores da compra. Houve algum problema com o órgão?
Como ninguém se convence de nada, é difícil dizer. Esse tipo de notícia é como um rastilho de pólvora. Um amigo meu, que eu não via há muito tempo me ligou e disse: “Jayme você ficou louco e vendeu?”. Eu disse que não tinha vendido, mas as pessoas não acreditam.
Você acha que agora há o risco de as negociações serem suspensas?
Eu não sei qual é a reação dos outros. Eu brinco que é como comprar apartamento quando toda vizinhança está sabendo da situação. Eu nunca negociei assim. Isso complica muito. Agora vamos ver como vai ser. Para a Porto Seguro é interessante continuarmos tentando.
Interessante em que sentido?
Interessante porque nós teríamos uma operação conjunta. A ideia era juntar as operações de ramos elementares sob o controle da Porto Seguro S.A.. Mas eu imagino que agora, com tanta notícia, muita gente do Bradesco possa ser contra.

Jayme Garfinkel é um empresário brasileiro diretor da Porto Seguro Seguros, empresa da qual é o acionista controlador. Herdou a empresa de seu pai Abrahão Garfinkel. Segundo a revista Forbes, é o 843º homem mais rico do mundo e o 15º homem mais rico do Brasil;. Tem um patrimônio de 1,4 bilhões de dólares. Formou-se em engenharia na Escola Politécnica da USP. (Fonte: Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário