Os Celulares top de linha, frequentemente vendidos no Brasil a valores bem altos, fizeram com que o seguro para celular se tornasse popular. Mas, o que impede que se torne mais atrativo para o consumidor são os valores pagos por este serviço, que pode chegar a 54% do valor do smartphone e sua cobertura não inclui furtos simples e nem reparação de muitos casos.
Custo de um seguro para celular
Em média, a taxa anual do serviço fica entre 10% e 15% do valor do aparelho, e pode ser parcelada em até 12 vezes. Além da taxa anual, você também irá pagar pela franquia, que é uma taxa de 10% a 20% com base no preço do produto para receber um novo quando ocorrer algum problema com o seu smartphone.
Seguro da operadora
Normalmente a própria operadora que você usa tem parceria com alguma seguradora:
Vivo: A operadora oferece sorteios de prêmios para os usuários que adotam seu plano de seguro. No seu site é possível fazer uma simulação do custo do serviço para o seu telefone. Além disso, você pode conferir outras modalidades de seguro ofertados, como o seguro desemprego, no site das operadoras.
Tim: A operadora oferece sorteios de prêmios para os usuários que adotam seu plano de seguro.
Claro: Não oferece benefícios extras, e não dispõe o serviço em todos os estados do Brasil.
Oi: A operadora não informa sobre seguros de celulares em seu site. Para saber sobre os planos da operadora, entre em contato diretamente com ela.
Diretamente com a seguradora
Também é possível contratar o serviço diretamente com uma seguradora, que oferece a proteção independente da operadora que você utiliza. A Porto Seguro possui a modalidade de seguro para equipamentos portáteis, que inclui a proteção de smartphones, inclusive contra danos físicos. No site da seguradora, também é possível fazer a simulação de preços.
Para saber o custo, você deve levar em conta o tempo de uso do seu aparelho, o valor emitido na nota fiscal e a data da compra. Por exemplo, para um smartphone de R$ 1.500 comprado no início de 2012, a Porto Seguro cobra R$ 188,24 anuais, que podem ser parcelados em quatro vezes de R$ 47,06.
Atenção com a cobertura
Ao contratar um seguro para o seu smartphone, fique atento com o que de fato a seguradora se compromete a indenizar. Nem tudo terá cobertura. Por exemplo, geralmente os seguros não cobre furtos simples, que são aqueles casos em que não há um assalto, e sim um furto do aparelho sem que o cliente veja na hora, e isto pode ser considerados desleixo do cliente. A maior parte dos seguros também não cobre danos físicos causados por descuido do próprio usuário, como tela quebrada.
Leia o contrato com atenção, verifique a franquia e as taxas aplicadas.
Vale a pena contratar um seguro?
Pode fazer sentido contratar o seguro para smartphones devido a alta incidência de roubos e furtos que ocorrem no país. Uma pesquisa realizada pela F-Secure, companhia de softwares de segurança finlandesa, com 6.400 usuários de banda larga em 14 países, mostrou que 25% dos brasileiros afirmaram que já tiveram seus celulares roubados ou perdidos, contra uma média mundial de 11%.
Na hora de decidir em ter ou não um seguro, leve em conta os seguintes fatores:
- O aparelho realmente vale o preço do serviço?
- Os lugares que você frequenta oferecem risco ao seu celular?
- Qual o tipo ideal de seguro pra você: Seguro contra roubo ou seguro que cubra danos físicos e elétricos?
- Você tem facilidade de adquirir um novo aparelho no caso de perda, roubo ou avaria?
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