8 de maio de 2005

Cresce o índice de roubos de carros na região do ABC

Fonte: DCI
Ivo Madoglio

O índice de ocorrência de furtos e roubos de veículos aumentou em todo Estado de São Paulo, mas principalmente na região do Grande ABC, segundo os dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Em São Bernardo e São Caetano, os índices do primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, mostram uma elevação de 34% e 48% respectivamente.

Na cidade de Santo André, apenas nos primeiros três meses, cerca de 2.293 carros foram furtados ou roubados, ou seja: houve uma ocorrência por hora. A média do estado ficou em 3,74% de aumento nesse tipo de crime. Os números preocupam e já há seguradoras de veículos, que preferem não se identificar, que estão recusando negócios para a região.

João Avamileno (PT) , prefeito de Santo André, afirmou que está preocupado com a segurança da cidade e que está tentando agendar há quase um mês uma reunião com o governador do estado para discutir novas ações. Segundo a assessoria de Avamileno, o município gasta R$ 1,5 milhão com infra-estrutura para as Polícias Militar e Civil ? embora as duas sejam da alçada do governo. A Guarda Civil do município gasta, em média, R$ 1,1 milhão. O delegado de Santo André, Luiz Alberto de Souza Ferreira, disse que a cidade está ganhando novas viaturas e contratando soldados.



São Bernardo e São Caetano


De acordo com a assessoria da prefeitura de São Bernardo, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), já está colocando à disposição do município mais carros, motos, batalhões e companhias da Polícia Militar. A Guarda Municipal da cidade é considerada a maior da região do ABC, com aproximadamente 600 homens.

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), disse que sua administração estuda, desde o primeiro dia de governo, ações para melhoria do setor de segurança pública da cidade. Ele ressaltou que as atividades executadas, como a integração das unidades policiais, através do 199 ? SOS Cidadão, apoio às Polícias e bombeiros, e as que serão implementadas respeitam os limites da administração municipal, pois a segurança pública é de responsabilidade do estado.
Auricchio Júnior disse que a Guarda Municipal intensificou o patrulhamento e os plantões no período noturno, em que há maior ocorrência de roubos e furtos de carros.

`São Caetano tem uma média de dois veículos por morador, o que contribui também para o aumento dos delitos. Outro fator é o crescimento do número de alunos com carros das universidades da cidade. Nós presumimos que esses fatores fizeram com que os ladrões de Santo André migrassem para São Caetano`, explicou o delegado de polícia da Seccional de São Bernardo e São Caetano, Marco Antonio Novaes de Paula Santos.

Santos diz que, nos primeiros meses do ano, foram presas quatro quadrilhas especializadas em roubos e furtos de veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário