Fonte: Dicas Auto/RE
As lâmpadas de gás xenônio são mais potentes do que as convencionais e mais duráveis também. Mas hoje, somente alguns veículos importados como os modelos da Audi, BMW, Mercedes e Volvo são os que oferecem de fábrica o farol de xenon para o consumidor. Aqui no Brasil, não são todas as marcas fabricadas com esse item, exclusivo de série, como explica o gerente de marca de pós-venda da concessionária Renault, do Paraná, Fábio Ito. “Cada montadora trabalha de uma forma e vai depender de cada uma incluir esse item na fabricação ou não, mas para se instalar o produto em qualquer veículo é preciso tomar alguns cuidados”, ressalta.
Para que o acessório seja instalado é necessário que o carro tenha lavador de faróis e ajuste de altura elétrica. Estas são as principais recomendações, de acordo com a resolução 294 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A vigência da nova regulamentação iniciou no dia primeiro de janeiro de 2009. Para que o motorista fique dentro da lei é importante seguir algumas regras no que diz respeito ao xenon. São elas:
- A potência do farol não pode ultrapassar 60 w;
- A cor dos faróis de xenon tem que ser branca.
A medida visa impedir que uma sujeira no farol ou um buraco na pista façam o facho de luz ofuscar a visão dos outros motoristas. Para se ter uma ideia da intensidade da luz de xenônio, o brilho da lâmpada equivale ao brilho do sol durante a maior parte do dia. Algo entre 5.500 K e 6.000 K – o “K” refere-se à escala Kelvin, a medida de temperatura que também é empregada nesse tipo de lâmpada.
O proprietário que usar os faróis de xenon sem as adaptações estará cometendo infração grave – cinco pontos na carteira – e poderá ser multado em R$ 127,69, além de te o veículo apreendido. Os carros importados que já oferecem o farol de xenon de fábrica, com regulador e limpador automático, poderão circular normalmente.
Tecnologia
A tecnologia de produção do farol xenon foi amplamente desenvolvida na Alemanha. No entanto, a fabricação e a produção está, atualmente, vinculada à China, com tecnologia alemã.
O farol de xenon é composto por reatores elétricos e lâmpadas a gás que apresentam um bulbo (cápsula de vidro fechada), contendo em seu interior gases com poder de luminescência. A iluminação obtida desta forma é aproximadamente três vezes superior àquela obtida com lâmpada incandescente.
Os faróis de xenon possuem alto custo e, dependendo da loja, podem ser adquiridos por mais de R$ 1.000,00. Por isso, “não é um item que vem de fábrica. Fica a cargo de cada montadora”, diz Fabio Ito, da concessionária Renault, do Paraná.
As lâmpadas de farol xenon são especiais e trazem grandes vantagens para o motorista. “A visibilidade noturna aumenta em torno de 70%, além de a durabilidade ser de quatro a cinco vezes maior se comparado aos faróis comuns”, destaca o gerente de pós-venda.
As lâmpadas de gás xenônio são mais potentes do que as convencionais e mais duráveis também. Mas hoje, somente alguns veículos importados como os modelos da Audi, BMW, Mercedes e Volvo são os que oferecem de fábrica o farol de xenon para o consumidor. Aqui no Brasil, não são todas as marcas fabricadas com esse item, exclusivo de série, como explica o gerente de marca de pós-venda da concessionária Renault, do Paraná, Fábio Ito. “Cada montadora trabalha de uma forma e vai depender de cada uma incluir esse item na fabricação ou não, mas para se instalar o produto em qualquer veículo é preciso tomar alguns cuidados”, ressalta.
Para que o acessório seja instalado é necessário que o carro tenha lavador de faróis e ajuste de altura elétrica. Estas são as principais recomendações, de acordo com a resolução 294 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A vigência da nova regulamentação iniciou no dia primeiro de janeiro de 2009. Para que o motorista fique dentro da lei é importante seguir algumas regras no que diz respeito ao xenon. São elas:
- A potência do farol não pode ultrapassar 60 w;
- A cor dos faróis de xenon tem que ser branca.
A medida visa impedir que uma sujeira no farol ou um buraco na pista façam o facho de luz ofuscar a visão dos outros motoristas. Para se ter uma ideia da intensidade da luz de xenônio, o brilho da lâmpada equivale ao brilho do sol durante a maior parte do dia. Algo entre 5.500 K e 6.000 K – o “K” refere-se à escala Kelvin, a medida de temperatura que também é empregada nesse tipo de lâmpada.
O proprietário que usar os faróis de xenon sem as adaptações estará cometendo infração grave – cinco pontos na carteira – e poderá ser multado em R$ 127,69, além de te o veículo apreendido. Os carros importados que já oferecem o farol de xenon de fábrica, com regulador e limpador automático, poderão circular normalmente.
Tecnologia
A tecnologia de produção do farol xenon foi amplamente desenvolvida na Alemanha. No entanto, a fabricação e a produção está, atualmente, vinculada à China, com tecnologia alemã.
O farol de xenon é composto por reatores elétricos e lâmpadas a gás que apresentam um bulbo (cápsula de vidro fechada), contendo em seu interior gases com poder de luminescência. A iluminação obtida desta forma é aproximadamente três vezes superior àquela obtida com lâmpada incandescente.
Os faróis de xenon possuem alto custo e, dependendo da loja, podem ser adquiridos por mais de R$ 1.000,00. Por isso, “não é um item que vem de fábrica. Fica a cargo de cada montadora”, diz Fabio Ito, da concessionária Renault, do Paraná.
As lâmpadas de farol xenon são especiais e trazem grandes vantagens para o motorista. “A visibilidade noturna aumenta em torno de 70%, além de a durabilidade ser de quatro a cinco vezes maior se comparado aos faróis comuns”, destaca o gerente de pós-venda.
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