3 de abril de 2013

Seguradoras consideram inviáveis as vendas do Seguro de Auto em lojas de varejo


Fonte: CQCS | Pedro Duarte - Data: 02.04.2013 


O estudo “Situação Atual e Perspectivas do Mercado de Distribuição de Seguros no Brasil”, divulgado recentemente pela KPMG, revelou que, das 30 seguradoras entrevistadas, 17 responderam que operam no ramo Auto e os retornos apontam que 94% utilizam o canal corretor para distribuição.

“De um modo geral, todos os canais são vistos como viáveis para esse ramo no futuro, com exceção da distribuição por contas de serviços e em lojas de varejo. Em termos de taxa de comercialização, a tendência é de estabilidade para os próximos anos”, aponta a KPMG.

Além disso, “para as seguradoras que operam com corretores autônomos, esse grupo representa de 50% a 60% das vendas” e “para aquelas que trabalham com grandes corretoras, esse índice é de 20% da receita, número similar nas assessorias”.

A pesquisa traz outro ponto relevante: embora ainda com presença praticamente inexpressiva em termos de vendas, a distribuição pela internet já aparece como opção da maioria das seguradoras entrevistadas que operam no ramo, com uma visão otimista de futuro sobre esse modelo de distribuição.

Entretanto, a tendência das vendas online é bem mais forte para o Seguro de Auto individual, com 59% das seguradoras considerando essa opção, contra apenas 6% das respostas tendo a web como possível ferramenta de comercialização do Seguro de Auto para frotas.

O levantamento foi feito com as principais seguradoras brasileiras, visando delinear as expectativas delas sobre tendências de mercado, avaliando diversos aspectos. Ao todo, 30 seguradoras participaram, em caráter sigiloso das respostas individuais dos executivos envolvidos.

A lista de empresas participantes inclui ACE Seguradora, Alfa Seguradora, Assurant Seguradora, Allianz, Bradesco Auto/RE, Bradesco Saúde, Brasilprev, Cardif, Centauro Vida e Previdência, Chubb, Excelsior, Fairfax, Fator Seguradora, Generali, HDI, Liberty, LuizaSeg Seguros,  Mapfre, Marítima, Mongeral Aegon, Nobre Seguradora, Prudential, SulAmérica, Yasuda e Zurich, entre outras. 


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