A nova placa de identificação para veículos vendidos no Mercosul começa a ser usada no Uruguai. A novidade foi regulamentada em outubro do ano passado e será usada com o mesmo padrão na Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Venezuela. Por aqui, apenas os carros novos, registrados a partir 1º de janeiro de 2016 terão que passar a usá-las (saiba mais detalhes clicando aqui).
Haverá algumas diferenças nas placas entre os cinco países. No Uruguai, por exemplo, são três letras seguidas de quatro números. No Paraguai, ao contrário: três números e quatro letras. Na Argentina, Brasil e Venezuela: duas letras, três números e mais duas letras. Isso por causa do tamanho da indústria automotiva em cada um dos países.Nos modelos usados, será opcional (em caso de perda ou roubo). A foto acima, de uma picape ToyotaHilux com uma das primeiras placas do Mercosul, foi feita pelo paparazzo Tio Hebech, para o nosso parceiro do Argentina Autoblog.
A estreia no Uruguai veio acompanhada por uma certa polêmica. As primeiras unidades que saíram às ruas não parecem seguir uma ordem. Além disso, perdeu-se a possibilidade de saber de que cidade cada carro veio.Isso foi substituído por uma identificação por letra. O "S", por exemplo, corresponde à Montevideo.
A combinação de cores não será igual para todos os tipos de veículo. Os carros particulares terão letras pretas. Os de uso comercial, vermelhas; os oficiais, azuis; os diplomáticos, douradas; os de teste; verdes, e os de coleção, prateadas.
Clique no banner para solicitar sua carta verde on-line |
Nenhum comentário:
Postar um comentário