20 de janeiro de 2006

Seguro do carro: quando é a melhor hora de trocar?

Fonte: Poupa Clique - IG

O seguro do carro é uma das despesas de início de ano que mais abalam o bolso. Neste momento, é comum aos proprietários questionar se não existe uma opção mais barata para aliviar suas despesas. Mas quando é a melhor hora e situação para trocar de seguro de carro?

De acordo com o Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo), existem algumas sitiações que podem amenizar o valor do seguro, mas em alguns casos, o melhor é ficar como está. Confira as dicas:

- Um dos principais fatores levados em conta na hora de calcular o quanto você pagará pelo seguro é o seu comportamento em relação ao veículo e as condições do próprio veículo. É o chamado risco. Existem algumas situações que podem prejudicar sua avaliação de risco em relação à seguradora, mas outras melhoram sua posição e proporcionam redução no preço do seguro.

Exemplos:

Algumas regiões das cidades são considera das mais perigosas que outras. Caso você tenha mudado de endereço no último ano, isso pode proporcionar uma redução em seu seguro.
Seu filho acaba de fazer 18 anos e começou a utilizar o carro da família. Esse fator pode aumentar a avaliação de risco de seu seguro.
Se seu automóvel passava a noite na rua e começou a ficar dentro de uma garagem seu fator de risco melhorou e o seguro pode ser reduzido.
- Não existe uma proporção de diminuição de prêmio, com a desvalorização do veículo de um ano para o outro. O corretor tem que esclarecer isso ao segurado, informando, por exemplo, que os custos de reparos, mão-de-obra de mecânica e funilaria de um veículo são os mesmos para um veículo zero quilômetro ou usado.

- Procurar a seguradora com antecedência ajuda na hora de pesquisar as opções. Peça sempre ao corretor pelo menos três orçamentos junto às seguradoras do mercado e analise o custo/benefício.

- O seguro do carro nunca deve ser renovado quando já estiver prestes a vencer, pois você corre o risco de ter que fazer uma nova vistoria e ficar sem cobertura entre a data de término da vigência da antiga apólice e a data de início da nova apólice.

Qual a hora de mudar de seguradora e de corretor? No momento da renovação do seguro.


Seguro automóvel. Faça na Luma Seguros. Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário