20 de janeiro de 2010

Opções para quem quer ficar tranquilo na hora de usar portáteis

Fonte: Diário de Pernambuco Online - Data: 20/01/2010

A felicidade do estudante de design Philipe Camarão, de 22 anos, depois de receber o seu primeiro notebook, foi rapidamente convertida em preocupação ao imaginar a dor de cabeça que seria em transportar o equipamento quando precisasse levá-lo para o trabalho. "Eu ficava com medo de ser assaltado e de perder um investimento de meses", explica ele, que usa a máquina para desenvolver e apresentar projetos periodicamente. "Daí, comecei a pesquisar e descobri um seguro para notebook, indicado por uma amiga, que me custou 10% o preço do laptop, mas que me deixou bem mais tranquilo", completa ele, que diz agora não ter medo mais de andar pela rua com a máquina.

A solução encontrada por Camarão começa a ficar mais comum entre usuários de equipamentos eletrônicos no Brasil. Apesar de poucas empresas oferecerem estes serviços, é possível contratar seguros, pagar por garantias estendidas e até filiar-se a um plano de saúde para computadores (ver matéria abaixo), em nome do bom desempenho e da manutenção destes produtos.Porém, por serem atividades muito novas, antes de assinar qualquer papel ou quitar as primeiras parcelas, é importante pedir para ler e prestar atenção em todas as cláusulas para não se arrepender no futuro.

No caso da garantia estendida, por exemplo, que é mais comum, é fundamental ler o contrato antes para saber os riscos e os perigos a serem cobertos; além de, é claro, ter certeza de quem ficará responsável pela cobertura (se a loja que está vendendo o produto ou outra empresa). Segundo a coordenadora de relações institucionais da associação Pro Teste, Maria Inês Dolci, vale ressaltar que este tipo de serviço, no qual as pessoas pagam uma quantia a mais para que esticar o prazo de garantia do fabricante, também é considerado um tipo de seguro, pois garante mais tempo de tranquilidade.
Na prática, estes serviços variam de preço de acordo com o equipamento adquirido. No caso da proteção contra roubo de notebooks de câmeras digitais feita pela Porto Seguro (www.portoseguro.com.br), uma das poucas a oferecera novidade em todo o país, é cobrado 10% em cima do valor da nota fiscal. Ele cobre roubo e furto qualificados (exceto quando o equipamento for deixado em veículos), incêndio, raio ou explosão, impacto de veículos, embarcações e aeronaves, além de opcional para danos elétricos. Para resgatar o dinheiro, no entanto, o segurado precisa desembolsar mais 10%. "O que mesmo assim continua sendo uma grande vantagem", opina Philipe Camarão.

Já os que optarem pela garantia por mais tempo, lembre-se que você não é obrigado a contratá-la somente quando comprar o produto. É possível ir para casa, pedir para ler toda a papelada e depois fechar o negócio com mais segurança. Para saber mais dicas ou outros direitos nesta área, acesse o site da Superintendência de Seguros Privados (Susep), do Ministério da Fazenda, no http://www.susep.gov.br/.


>>> Para contratar online seguro de notebook, netbook, iPhone e smartphone acesse: http://www.lumaseguros.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário