Os números e letras que compõem a numeração do chassi possuem regras que foram implantadas na década de 80 (ISO 3779) e servem para todos os fabricantes de veículos instalados em qualquer lugar do mundo.
No Brasil essa numeração passou a valer a partir de 1986/87 quando as motos começaram a ter dois números gravados iguais para dificultar fraudes. Composto de 17 dígitos o VIN (vehicle identification number) é dividido em quatro partes que quando decifradas podem informar dados sobre o fabricante, o modelo e o ano de fabricação.
A norma manda assim : ABCDEFGHIJKLMNOPQ
O número total gravado no chassi, cada letra é um campo do código
AB= código do país.
A seguir as determinações dos veículos de países que são mais comuns por aqui e que realmente nos interessam:
JA-J0 JapãoKF-KK Israel
LA-L0 China
ML-MR Tailândia
PL-PR Malásia
RF-RK Taiwan
SA-SM Grã Bretanha
SN-ST Alemanha
TJ-TP Tchecoslováquia
U5-U7 Slováquia
VA-VE Áustria
VF-VR França
WA-W0 Alemanha
ZA-ZR Itália
1A-10 Estados Unidos
2A-20 Canadá
3A-3W México
4A-40 Estados Unidos
5A-50 Estados Unidos
8A-8E Argentina
8F-8K Chile
8L-8R Equador
9A-9E Brasil
9L-9R Paraguay
9S-9W Uruguai
93-99 Brasil90 Não determinado
CD Código do fabricante.
Cada fabricante que produz mais de 500 unidades por ano possui seu código, portanto é impossível listar todos aqui.
DEFGH Código do equipamento.
Esta parte é deixada para que cada fabricante use como quiser. Normalmente dizem respeito a modelos, versões ou até mesmo equipamentos que possam vir instalados de fábrica. É o único lugar onde a letra "O" pode aparecer.
I Dígito de checagem.
Este dígito é usado como resultado de uma conta que checa o número do chassi.
Para cada letra da sequência é adotado um valor: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z....... 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 2 3 4......
Cada valor ou número é multiplicado por um fator de acordo com a sua posição: A B C D E F G H I J K L M N O P Q 8 7 6 5 4 3 2 10 0 9 8 7 6 5 4 3 2
O resultado é somado; o total é dividido por 11; este é o dígito de checagem.
Caso o resultado seja "10" o dígito de checagem será "X".
J Ano do modelo.
O ano do modelo normalmente vale de 1º de setembro do ano anterior a 31 de agosto do ano indicado.
A 1980 2010B 1981 2011 C 1982 2012 D 1983 2013 E 1984 2014 F 1985 2015 G 1986 2016 H 1987 2017 J 1988 2018 K 1989 2019 L 1990 2020 M 1991 2021 N 1992 2022 P 1993 2023 R 1994 2024 S 1995 2025 T 1996 2026 V 1997 2027 W 1998 2028X 1999 2029 Y 2000 2030 1 2001 2031 2 2002 2032 3 2003 2033 4 2004 2034 5 2005 2035 6 2006 2036 7 2007 2037 8 2008 2038 9 2009 2039 e o padrão se repete a cada 30 anos...
K Código da fábrica.
Para cada unidade que o fabricante possuir ao redor do mundo é determinado um código diferente.
LMNOPQ Número serial.
Pode ser resetado a cada nova versão ou não a critério do fabricante. Note que a sequência é de A para Z, depois de 1 para 9, depois 0. As letras I, O, Q não são normalmente usadas pela possibilidade de serem confundidas com os números "1" e "0". O código inteiro pode variar de acordo com a legislação local.
>>> Conheça o AutoFácil. Seguro de roubo de veículo com rastreador Ituran. A partir de R$ 69,90 ao mês. Veja mais em: http://www.autofacilituran.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário