Simulação mostra as diferenças de preços entre os seguros de um mesmo carro para suas versões de 2004 a 2014. O preço do seguro de um mesmo carro pode variar até 138% entre sua versão zero-quilômetro e usada.
Essa foi a diferença encontrada para o seguro do Ford Focus: enquanto o seguro do modelo 2014 chega a custar até 7.495 reais, na mesma seguradora o seguro para a versão 2004 do carro é vendido por 3.152 reais.
A simulação, realizada pela corretora de seguros online Bidu, mostrou as diferenças de valores entre os seguros de carros novos e usados para o Ford Focus e outros três modelos: Volkswagen Gol, Honda Civic e Hyundai Tucson.
A corretora cotou os preços em cinco seguradoras – mas preferiu não especificar quais são elas – e em todos os casos o seguro da versão zero-quilômetro saiu mais caro do que o das versões já rodadas.
No caso do Gol, por exemplo, a diferença de preço entre o seguro da versão 2014 (R$ 6.174) e da 2004 (R$ 3.140) chegou a 97%.
Conforme explica Mauricio Antunes, diretor de marketing da Bidu, o valor pago na contratação do seguro, o chamado prêmio, é formado por diversas variáveis, como o preço do carro, seu índice de roubos, o custo de reposição das peças, etc.
Dentre elas, o custo do carro seria a variável mais relevante para a formação do preço do seguro, uma vez que em caso de roubo a seguradora deve reembolssar ao cliente o valor de mercado do veículo. Por isso, quanto mais novo o carro, mais caro é o seguro.
“O preço varia bastante de acordo com o tempo de uso do carro porque o prêmio tem relação direta com o valor do veículo e quanto mais recente, maior o preço do carro”, diz o diretor de marketing da Bidu.
Por outro lado, ainda que o veículo novo tenha um maior custo, pesa contra o seguro do veículo usado seu maior custo de reparo. “Como as peças de carros usados podem ser mais caras, algumas seguradoras nem fazem seguro para carros mais antigos”, diz Antunes.
Segundo ele, pode ser difícil encontrar seguradoras que ofereçam apólices para carros fabricados em 2003 ou mais antigos.
As exceções podem ser os modelos que não passaram por grandes repaginações. Nesses casos, se o veículo precisar sofrer algum tipo de reparo não é difícil encontrar peças no mercado já que as peças das versões mais recentes podem ser utilizadas.
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