3 de fevereiro de 2006

Conduta preventiva reduz o preço do seguro em até 25%

Fonte: Diário do Grande ABC - 03/02/2006 - 08h19
Hugo Cilo

Baratear o preço do seguro de veículos numa região de altos índices de roubos e furtos – como é o caso do Grande ABC – pode parecer missão impossível, mas não é. Diante do crescimento dos sinistros (prejuízos ou danos) e do encarecimento dos seguros na região, companhias seguradoras afirmam que procedimentos simples podem reduzir o valor em até 25% no momento de assinar ou renovar o contrato.

O principal aliado do cliente na redução do preço ainda é o bônus – sistema cumulativo de pontos que dá desconto gradual a cada ano sem sinistro. De acordo com Ragime Torii, da CRJ Corretora, de Santo André, conquistar o máximo de bônus possível e adotar uma conduta preventiva garantem redução significativa no preço final.

"No ano passado, mais da metade dos carros roubados na região estavam estacionados na rua. Por isso, é preciso criar o hábito de deixar sempre o carro em estacionamentos. Afinal, mesmo que o veículo esteja segurado, em caso de furto há muitos gastos, como compra de outro carro e documentação, por exemplo", diz.

Segundo o diretor do segmento de automóveis da Marítima Seguros, José Carlos de Oliveira, reduzir o custo do prêmio pago pelos consumidores exige também mudança de conduta ao volante. "Além de não deixar o carro estacionado na rua, principalmente em regiões de barzinhos e faculdades, é importante não parar em semáforos de áreas perigosas durante a noite e madrugada e sempre instalar no veículo sistemas eletrônicos de segurança. Essas são medidas bem vistas e influem de forma positiva na redução do preço".

Práticas – Marcelo Sebastião, gerente da Porto Seguro – líder do setor no país, com 16% da frota segurada – destaca que pequenos detalhes podem não alterar o preço de imediato, mas compensam porque quanto mais tempo o consumidor ficar sem ter o carro roubado, mais barato será o valor da renovação. Apesar disso, levantamento realizado pelo Diário constatou que alguns segurados, mesmo com bonificação, tiveram os preços dobrados.

"Embora não haja relação direta na cotação, deixar o veículo em boas condições, sem adesivos que indiquem o estilo de vida do condutor – como locais em que a pessoa passa as férias – mecânica e suspensão em ordem, instalação de película regulamentada nos vidros e sistemas antifurto são medidas que podem ajudar na renovação por evitar sinistros", diz.

Já Carlos Alberto Pelais, diretor do Sincor (Sindicato dos Corretores de Seguros) no Grande ABC, garante que procurar profissionais especializados em seguros em vez de bancos é fundamental para o cliente encontrar o melhor custo/benefício do mercado. "As corretoras estão preparadas para indicar a melhor companhia de acordo com as necessidades do consumidor. Afinal, existem diferentes serviços e coberturas", orienta.

Já para tentar reduzir o valor pago não é raro encontrar quem coloca o seguro em nome dos pais ou informa o endereço de residência no interior do Estado ou litoral, regiões onde a ocorrência de roubos e furtos é menor. No entanto, a manobra pode ser uma cilada, isso porque as seguradoras investem cada vez mais em equipes que investigam a veracidade dos dados repassados pelos clientes.

Dicas para deixar o seguro do carro mais barato

- Deixar o carro sempre em estacionamento fechado (casa, trabalho, shopping, faculdade etc.)

- Equipar o veículo com alarmes, bloqueadores ou sistemas antifurto

- Manter a originalidade do veículo no momento da contratação do seguro

- Não cortar as molas (rebaixar), tunar ou turbinar

- Instalar break-light (luz auxiliar de freio)

- Colocar película escura regulamentada nos vidros (insulfilm)

- Levar o carro à vistoria com pneus em bom estado, sem bolhas e com os sulcos dentro das determinações legais (com no mínimo 1,6 mm de profundidade)

- Não deixar que menores de 25 anos dirijam o veículo

- Não acionar o seguro em caso de pequenas colisões

- Não colar adesivos que mostrem o estilo de vida do condutor


Seguro de veículo. Faça ma Luma Seguros. Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário