Fonte: estadao.com.br - Data: 15/06/06
Carlos Guimarães - Vidal Cavalcante/AE
É o Mille Way, que começa em R$ 22.310. Carroceria subiu 4,4 centímetros
SÃO PAULO - Pegue o carro mais barato do País e coloque um conjunto de suspensão que aumenta a distância livre do solo em 4,4 centímetros na comparação com a versão convencional. Em seguida, adicione quatro pneus mais largos (175/70R13, ante 145/80R13). Por fim, inclua proteções nas abas dos pára-lamas, colunas centrais e soleiras das portas.
Essa é a receita da Fiat para agradar a quem procura um carro que enfrente piso malconservado e obstáculos sem gastar muito. O resultado de tudo isso é o Mille Way, que custa a partir de R$ 22.310, na versão de três portas, apenas com o kit que inclui a suspensão elevada.
Com centro de gravidade mais alto, além de feixe de molas transversais na traseira, o Mille balança sem parar ao passar por qualquer imperfeição do piso, causando desconforto aos ocupantes. Mesmo com pneus mais largos, a estabilidade foi ligeiramente prejudicada. Em contrapartida, o carro passa por lombadas e valetas com facilidade.
De resto, o Mille não muda em relação à versão sem o Kit Way, como é chamado o pacote de equipamentos que torna o carro mais alto. Ou seja, os engates do câmbio de cinco marchas continuam ruidosos na maioria das trocas e o motor, que rende até 66 cv e 9,2 mkgf de torque a 2.500 rpm apenas com álcool, ainda exige reduções de marcha em subidas e ultrapassagens.
Os pontos positivos ficam por conta da economia de combustível, além do espaço interno e da visibilidade. De acordo com os números divulgados pela Fiat, o Mille é capaz de rodar 20 quilômetros com um litro de gasolina na estrada, marca de cai para 14,3 km/l em trechos urbanos. Esses números ficam em 14,2 km/l e 10,1 km/h, respectivamente, se o carro for abastecido só com álcool.
No dia-a-dia, a ampla área envidraçada ajuda nas manobras. Mas quem quiser direção hidráulica terá de encomendá-la ao concessionário na hora da compra, já que esse item é vendido com o acessório e não como equipamento disponível na linha de montagem. E com pneus mais largos o recurso faz ainda mais falta.
Por dentro, apesar do acabamento despojado, que inclui parte das portas e colunas com pintura aparente, cinco ocupantes de porte físico médio vão bem acomodados. Além disso, o porta-malas pode levar razoáveis 290 litros de bagagem, ainda conforme os dados da fabricante.
>>> Seguro automóvel. Faça na Luma Seguros.
Carlos Guimarães - Vidal Cavalcante/AE
É o Mille Way, que começa em R$ 22.310. Carroceria subiu 4,4 centímetros
SÃO PAULO - Pegue o carro mais barato do País e coloque um conjunto de suspensão que aumenta a distância livre do solo em 4,4 centímetros na comparação com a versão convencional. Em seguida, adicione quatro pneus mais largos (175/70R13, ante 145/80R13). Por fim, inclua proteções nas abas dos pára-lamas, colunas centrais e soleiras das portas.
Essa é a receita da Fiat para agradar a quem procura um carro que enfrente piso malconservado e obstáculos sem gastar muito. O resultado de tudo isso é o Mille Way, que custa a partir de R$ 22.310, na versão de três portas, apenas com o kit que inclui a suspensão elevada.
Com centro de gravidade mais alto, além de feixe de molas transversais na traseira, o Mille balança sem parar ao passar por qualquer imperfeição do piso, causando desconforto aos ocupantes. Mesmo com pneus mais largos, a estabilidade foi ligeiramente prejudicada. Em contrapartida, o carro passa por lombadas e valetas com facilidade.
De resto, o Mille não muda em relação à versão sem o Kit Way, como é chamado o pacote de equipamentos que torna o carro mais alto. Ou seja, os engates do câmbio de cinco marchas continuam ruidosos na maioria das trocas e o motor, que rende até 66 cv e 9,2 mkgf de torque a 2.500 rpm apenas com álcool, ainda exige reduções de marcha em subidas e ultrapassagens.
Os pontos positivos ficam por conta da economia de combustível, além do espaço interno e da visibilidade. De acordo com os números divulgados pela Fiat, o Mille é capaz de rodar 20 quilômetros com um litro de gasolina na estrada, marca de cai para 14,3 km/l em trechos urbanos. Esses números ficam em 14,2 km/l e 10,1 km/h, respectivamente, se o carro for abastecido só com álcool.
No dia-a-dia, a ampla área envidraçada ajuda nas manobras. Mas quem quiser direção hidráulica terá de encomendá-la ao concessionário na hora da compra, já que esse item é vendido com o acessório e não como equipamento disponível na linha de montagem. E com pneus mais largos o recurso faz ainda mais falta.
Por dentro, apesar do acabamento despojado, que inclui parte das portas e colunas com pintura aparente, cinco ocupantes de porte físico médio vão bem acomodados. Além disso, o porta-malas pode levar razoáveis 290 litros de bagagem, ainda conforme os dados da fabricante.
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