19 de setembro de 2005

Rastreador e chave lutam contra furtos

Fonte: ROSANGELA DE MOURA - Colaboração para a Folha

Veículos estacionados nas ruas são um prato cheio para os ladrões, que, nesta época, ficam de olho em regiões onde haja uma grande concentração de carros, como o sambódromo e os clubes com bailes de Carnaval.

"Eles sabem que o proprietário vai ficar, pelo menos, quatro horas naquele lugar e aproveitam as chances mais fáceis", comenta Luiz Alberto Pomorole, diretor do produto automóvel da Porto Seguro.

Por mais modernos que sejam, os sistemas de segurança --tanto os disponíveis no mercado como os que saem da fábrica nas versões topo de linha- não tornam o carro inviolável. Portanto, ter seguro é fundamental.

Mas vale lembrar que toda proteção minimiza a ação de ladrões. Segundo Antônio Salles Lambert, delegado titular da primeira delegacia da Divecar (Divisão de Investigação de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas), quanto mais ostensivo o sistema, maior a desconfiança do assaltante.

"Se ele tiver a oportunidade de escolher entre um carro que tenha sistema de rastreamento ou trava visíveis e um outro sem, vai optar pelo carro que não oferece resistência", diz o delegado.

Rastreamento

Atualmente, quase não se usam travas para tentar impedir a ação dos ladrões. Rastreadores, bloqueadores e chaves codificadas são a sensação do mercado. E já existem protótipos que reconhecem a voz do dono e que destravam a porta após reconhecimento da impressão digital.

Apesar de o rastreamento ser considerado eficiente pela polícia e pelas seguradoras, é preciso obter informações da empresa e de quem já utiliza o equipamento, uma vez que a oferta vem crescendo muito no mercado.

O mais indicado é adquirir o sistema de uma empresa que desenvolva, fabrique e comercialize o produto, além de dar suporte. "Há empresas que criam o sistema, mas terceirizam o monitoramento e a assistência técnica. Quando o proprietário reclama do serviço, não encontra o responsável", diz Elcio Fernandes Vicentim, diretor da Car System.

A idéia de bloquear o veículo a distância surgiu no país há quatro anos e vem sofrendo melhorias. Hoje conta com viva-voz, que avisa do roubo e anuncia o telefone da central. Um outro avanço é o carro só ser ligado depois de ser acionado um "código" estipulado pelo motorista (por exemplo, ligar o pisca antes de girar a chave).

Calcula-se que cerca de 250 mil veículos sejam monitorados no Brasil -0,7% da frota. Desses, 90% têm bloqueadores, e 10% estão equipados com localizadores ou rastreadores, sistemas que encontram o automóvel por meio de comunicação de dados e GPS (sistema de posicionamento global).

Outra observação importante é saber qual a área de cobertura do serviço, fornecida pelas operadoras de telefonia celular. Recomenda-se procurar um sistema que recupere o sinal o mais rapidamente possível. Todos os fabricantes de bloqueadores e rastreadores devem ter o selo de aprovação do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

A confiança no sistema é tamanha que as seguradoras dão descontos de 5% a 40% para quem tem um rastreador -em alguns casos, até o instalam gratuitamente. Segundo Pomarole, da Porto Seguro, a Volkswagen Parati, o Volkswagen Golf, o Audi A3, a Volkswagen Saveiro e as picapes a diesel são modelos muito visados por serem valorizados para revenda, até mesmo fora do Brasil.

Código

A polícia elogia as chaves codificadas. "Foram um grande passo porque foi uma ação das montadoras para minimizar a ação dos ladrões", diz o delegado Lambert. "O problema é que eles se atualizam no mesmo ritmo da tecnologia." Para as seguradoras, o fato de serem usadas em todos os modelos as tornou ultrapassadas.

A chave tem um código eletrônico que troca informações com a central de comando. Se é a original, o motorista consegue ligar o carro. As modernas ganharam um código novo a cada partida. Mas, "se o ladrão tiver tempo para ficar testando [a chave], ele leva o carro", reconhece Marco Saltini, gerente de serviços da Fiat.


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