Fonte: O ESTADO DE SÃO PAULO - Data: 16/11/2005
Ricardo Westin
Os mais bem cotados: SulAmérica, Unimed Paulistana, Bradesco, Fundação Cesp e Omint/Skil.
Pesquisa feita no Estado de São Paulo mostrou como os médicos vêem os planos de saúde. Os mais bem avaliados foram Sul América, Unimed Paulistana, Bradesco Saúde, Fundação Cesp e Omint/Skill.
Na outra ponta da lista, entre os mais mal avaliados, ficaram Royal Saúde, Blue Life, Serma, Dix Amico e Life System.
O levantamento, feito por encomenda da Associação das Clínicas e Consultórios do Estado de São Paulo (Acoesp) entre maio e julho deste ano, ouviu 2 mil médicos de várias especialidades, dos quais 123 serviram de amostra.
De cerca de 300 planos, apenas os 42 mais importantes entraram no ranking.
Os planos de saúde receberam uma nota, de acordo com sete critérios referentes ao relacionamento dos profissionais com as operadoras dos planos de saúde. Eles são os seguintes:
1) remuneração pelos atendimentos;
2) pontualidade no pagamento;
3) quantidade de atendimentos;
4) interferência da operadora na realização de procedimentos;
5) não-pagamento de exames realizados;
6) facilidade de comunicação;
7) nível de burocracia (preenchimento de guias e exigência de relatórios).
Embora os planos tenham sido avaliados pelos médicos, o resultado da pesquisa pode também ser visto como a forma como os próprios pacientes avaliam os serviços.
`Não é raro que o convênio não autorize quando um médico pede um exame mais complexo. Quem acaba prejudicado é o paciente`, afirma Nelson Astur Filho, presidente da Acoesp. `
Fizemos esse ranking para que os planos considerados ruins saibam que têm de melhorar.`
Das 219 reclamações contra os planos de saúde feitas ao Procon de São Paulo entre janeiro de junho, 71 se referiam ao fato de não cobrirem procedimentos pedidos pelos médicos.
Os cinco planos de saúde mais mal avaliados foram procurados pelo Estado.
A Royal Saúde reconheceu que teve sérios problemas, como atraso no pagamentos dos médicos, e que, por isso, vem promovendo nos últimos meses uma reestruturação em seu departamento administrativo.
A Serma disse que a amostra da pesquisa é pequena e, portanto, não condiz com a realidade. A Blue Life e a Dix Amico não comentaram diretamente a pesquisa. A Blue Life limitou-se a afirmar que é `um dos melhores planos de saúde do Brasil`. [1]
A Dix Amico disse que a empresa, `uma das que mais cresceram no Brasil nos últimos anos`, atende com `eficiência e qualidade`. A Life System não se manifestou.
A Sul América, a mais bem avaliada, funciona há 110 anos e tem 2 milhões de clientes.
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