Fonte: Auto Informe - Data: 18.07.2006
A diferença de preço na manutenção do carro, como trocar uma peça, acessório, ou serviço ou mão-de-obra pode chegar a até 250% de um estabelecimento a outro. É o que constatou pesquisa da Agência AutoInforme que coleta mensalmente os valores para compor o IMC - Índice de Manutenção do Carro - conhecido como Inflação do Carro. Para alinhar a direção do Gol 1.0 (modelos 2003, 2004 e 2005) a pesquisa detectou diferença de 250% no preço. Na Oficina Brasil, Zona Norte de São Paulo, o serviço custa R$ 10 e na Della Via Pneus de São Bernardo do Campo, R$ 35. Balancear as rodas de um Palio 2004 custa R$ 12 na Bond´s Car, Zona Sul de São Paulo, enquanto na Central de Pneus, também na Zona Sul, o serviço sai por R$ 30, uma diferença de 150%. No setor de serviço a diferença de preço é grande de um estabelecimento a outro. O jogo original de amortecedores do Gol 2003, já instalado, pode custar de R$ 274 (preço encontrado na Tecnicar, Zona Leste de São Paulo) a R$ 486, diferença de 77%. Mesmo os serviços mais simples, como lavagem do carro, podem ter diferença de 137%. Encontramos o valor mais barato de um carro pequeno por R$ 8 e o mais caro R$ 19. O aconselhável é que o consumidor fique atento não só nos preços, mas também na qualidade do serviço. A pesquisa é sempre o melhor caminho. NA CONCESSIONÁRIA O PREÇO É MAIS ALTO Na hora de comprar a peça de reposição, o motorista se vê num dilema: pagar o preço da concessionária e ter a garantia de fábrica ou optar pelo mercado paralelo. A diferença é grande, pelo menos no preço. Em relação à garantia não há discussão: desde que o produto seja legal, comprado com nota fiscal, a garantia é a mesma. A peça vendida nas concessionárias é a mesma que pode ser encontrada em qualquer loja, segundo os fabricantes. Porém, os preços praticados nos dois locais são bastante distintos. Pesquisamos nas lojas independentes e na rede autorizada os valores de mercadorias e de mão-de-obra do Gol, Celta, Peugeot e Civic, todos modelos 2004. O resultado é claro: a concessionária vende mais caro do que a rede independente. A diferença de preço nos itens pesquisados chegou a 30%. A menor diferença de preço encontrada durante a pesquisa ocorreu na hora de trocar o jogo de vela, juntamente com os filtros de combustível e de óleo do Peugeot 206 1.4. Na concessionária Peugeot Itavema, o serviço custa R$ 276, R$ 21 mais caro que na loja ZM Pneus. Já o kit de freio - composto por pastilha, lona e disco - do Celta 1.4 na concessionária GM Vigoritto é comercializado por R$ 462, enquanto a loja independente Auto Center Varga vende o kit por R$ 354, R$ 108,00 mais barato. Segundo o supervisor de peças da Vigoritto, Carlos Bispo de Lima, diferentemente do mercado paralelo, as montadoras têm um departamento de engenharia para avaliar as peças, antes de instalá-las. `Isso cria um custo maior que, por outro lado, garante uma qualidade superior ao produto, em relação ao que é vendido no mercado paralelo.` O vice-presidente do Sincopeças (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo), Franciso Wagner de la Tôrre, contesta. `Todos os fabricantes de peças testam seus produtos antes. As peças são iguais, só muda a embalagem.` Francisco cita dois motivos para essa diferença de preço: `o primeiro é que as concessionárias estão atreladas às montadoras que, por sua vez, tabelam os preços visando, cada vez mais, uma maior lucratividade. O segundo é o fato de a concorrência ser muito grande entre os independentes, deixando o preço mais baixo`. Somente em um caso na pesquisa o mercado paralelo vendia o produto mais caro que na concessionária: o kit de embreagem (disco, platô e rolamento) do Civic 1.7 custa R$ 1.308,00 na loja independente Varga, enquanto na concessionária Honda Flora o preço é R$ 934,51, isto é R$ 373,49 mais barato. No entanto, essa diferença é quase que compensada com a montagem da peça, já que o preço da mão de obra na revenda autorizada chega a R$ 508,00, R$ 236,00 acima do cobrado na loja paralela: no total, somando peças e mão de obra o preço é R$ 1.443,00 na concessionária e R$ 1.580,00 na loja independente. MÃO-DE-OBRA TAMBÉM É MAIS CARA Se a avaliação técnica encarece as peças o mesmo não se pode dizer da mão de obra, que ainda assim é mais cara nas concessionárias do que no mercado independente. Na concessionária autorizada Ford Highway Aricanduva, a montagem do kit de freio do Fiesta 1.6 custa R$ 250,00 e na loja Top Stop o serviço sai por R$ 140,00. O supervisor de peças da Vigoritto admite que o preço da concessionária é muito mais caro. Justifica argumentando que a empresa tem aparelhos constantemente atualizados e o pessoal recebe treinamento diferenciado. Para Roberto Santos Passos, chefe de oficina da loja Varga e com experiência de dez anos na rede oficial, a história não é bem essa. `As peças vendidas nas lojas e nas concessionárias são a mesmas. A mão-de-obra é qualificada tanto na rede oficial quanto na independente`.`Na concessionária - explica Roberto - o cliente pagar mais caro pela marca, nada mais`.
>>> Receba até 5 cotações para o seguro do seu carro. Clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário