26 de setembro de 2011

Por que viajar a Paris?

Fonte: OsPaparazzi

O passaporte carimbado após uma viagem a Paris é, sem dúvida, sinal de que você conheceu um dos lugares mais bonitos do mundo. Uma prova de que você visitou o destino que atrai cada vez mais turistas em busca de emoções únicas e de que pôde ver de perto a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, o Museu Louvre, os parques deslumbrantes e muito mais.

Paris, também conhecida como Cidade Luz, destaca-se mundialmente por vários motivos. A gastronomia é uma das mais bem elaboradas do mundo, a arquitetura tem um charme especial para os casais apaixonados, os monumentos e as igrejas são ricas em história, os perfumes têm aromas irresistíveis...

Conhecer a capital da França é, de certa forma, conhecer a beleza do mundo. Abaixo, confira o guia que OsPaparazzi preparou para você sobre Paris. Veja as dicas para fazer uma boa viagem e quais são as atrações para o seu perfil.

Você tem que saber

Para entrar na França

Se você pretende ficar na França – metropolitana por no máximo três meses, você está isento do visto de entrada no país. Precisa ter apenas um passaporte atualizado e apresentar alguns documentos para a passagem pela fronteira.

Os comprovantes a serem apresentados são os seguintes: algum que comprove o motivo da sua viagem; a reserva no hotel onde ficará hospedado ou um atestado de acolhimento; as passagens de ida e volta para o Brasil; comprovantes de subsistência (dinheiro em espécie, cartão de crédito internacional válido, cheques de viagem).

Também é necessário você ter um seguro de viagem, com cobertura de 30 mil euros, para bancar possíveis despesas médicas. (Para contratar acesse: www.lumaseguros.com.br/viagem)
  
Clique e simule o seguro viagem
 Para ter mais informações sobre os requisitos para viajar à França, acesse o site do Consulado Geral da França em São Paulo.

Quando viajar para Paris?

Paris é uma cidade atraente independe do mês ou da estação em que você a conheça. Tanto no inverno como no verão, ela tem um charme peculiar. No começo do ano, o frio toma conta da Cidade Luz. Para quem gosta de neve, esta época é a ideal. Os turistas também aproveitam a baixa temperatura para visitar os museus.

Já em março, com a temperatura em elevação, as ruas parisienses começam a ficar floridas. É o início da primavera na França. Os parques, como não poderia ser diferente, viram a atração principal. Muitos festivais de músicas acontecem ao ar livre nesses locais.

O verão na França, ao contrário do Brasil, é entre junho e agosto. O calor anima as pessoas a sairem às ruas para se divertirem. É comum encontrar pessoas fazendo lanches nos parques. Os cinemas e teatros também ficam lotados nesta época.

No fim do ano, Paris é um dos destinos mais procurados por pessoas do mundo inteiro. Passar o Natal e o Réveillon na Cidade Luz é o desejo de todos. Com as ruas e as vitrines das lojas bem iluminadas, Paris fica irresistível.

Ao chegar em Paris

Os dois principais aeroportos de Paris são o Charles de Gaulle, ao Norte, e o Orly, que fica ao Sul. Você desembarcará em algum deles e terá as seguintes opções para sair:

Se o seu desembarque acontecer no Charles de Gaulle, você pode chegar ao centro da cidade por meio de taxi, ônibus ou metrô. O ônibus chamado Roissybus vai ter levar à Opéra, no centro. A duração do percurso é, em média, de uma hora. Ao chegar em Opéra, você pode pegar táxi ou metrô para ir ao seu destino final.

Os metrôs em Paris são chamados de RER. Você deve pegar a linha B do RER e descer nas estações de Châtelet, Denfert-Rochereau ou Gare Du Nord. Este é o meio de transporte mais usado por turistas ao chegar em Paris.

Mesmo que o seu desembarque aconteça em Orly, as alternativas para você sair de lá são as mesma de Charles de Gaulle: taxi, ônibus e metrô. As duas últimas são as mais comuns entre viajantes. O Orlybus vai deixá-lo na estação Denfert-Rochereau. Para ir a estação Porte de Choisy, pegue o ônibus local 183. Já para a estação Louis Aragon, pegue o ônibus 285.

Para sair de metrô do aeroporto Orly, use também a linha B do RER. Ela vai deixá-lo na estação Antony, onde você pega o trem automático até Orlyval. A boa sinalização nas estações vai ajudá-lo a não se perder durante os trajetos.

A companhia AirFrance tem, nos dois aeroportos, ônibus que levam até as principais estações de Paris.

Onde ficar em Paris?

Encontrar um lugar para ficar em Paris é uma tarefa fácil. A capital francesa dispõe de uma rede de hospedagem muito grande e preparada para atender turistas de diferentes estilos e lugares do planeta. É importante você reservar o lugar onde vai se hospedar antes de embarcar. Assim, para passar pela fronteira, que você poderá provar que tem um lugar para ficar.

Redes de albergues estão espalhadas pela cidade. A mais conhecida é a associação Hosteling Internacional. O Le d’Artagnan faz parte desta rede e é bastante frequentado por brasileiros. O local tem seis andares e o café da manhã está incluso na diária.

No centro de Paris, a maioria dos hotéis são pequenos. Os quartos são mais apertados e, por isso, indicados para duas pessoas. O preço, em contrapartida, costuma agradar aos viajantes. O Hotel Du Mont Blanc, por exemplo, tem boa infra-estrutura e os 42 quartos, apesar de simples, oferecem conforto. O valor da diária é razoável.

Mas se você quer receber um atendimento de alto padrão, o Four Seasons Hotel é um dos mais recomendados. Com 60 suítes de luxo, é ideal para quem está em lua de mel.

Onde comer em Paris?

Uma das principais características da França é a culinária. A gastronomia francesa é famosa mundialmente pela diversidade dos pratos. Os queijos e os vinhos, principalmente, sempre são oferecidos na maioria dos cardápios.

Ao visitar Paris, não deixe de conhecer o restaurante Chartier. O local é tido como um monumento histórico por ter sido aberto em 1896. Ele fica escondido no interior de um prédio na rue du Faubourg Montmartre, próxima à Ópera Garnier. O cardápio é igual ao de quando começou as atividades. Enquanto a boa comida impressiona os paladares, o preço agrada o bolso.

O Chez Toinette, em Montmartre, é um restaurante pequeno bem avaliado pelos clientes. A comida tem o sabor típico da França e os garçons são atenciosos. Se você gosta de carnes, vai adorar o lugar. Mas, é bom reservar uma mesa com antecedência. Como é pequeno, não dispõe de muitas.

O restaurante Au Fin Bec, na rue Roy 75008, é antigo e oferece pratos característicos da França. Alguns, inclusive, são vegetarianos.

Mais dicas

Apesar de o povo europeu ser também conhecido pela boa educação, fique sempre atento em relação à sua segurança. Batedores de carteira agem, principalmente, nas estações de metrô. Por isso, ao sair nas ruas, evite andar com acessórios chamativos e esconda bem seu dinheiro.

Procure não pegar táxi durante nos horários de pico. O trânsito em Paris fica congestionado nesses períodos do dia. Por isso, prefira andar de ônibus e metrôs, que são bem eficientes na cidade.

Nos restaurantes, as gorjetas costumam estar inclusas na conta. Mas, mesmo assim, as pessoas têm o costume de deixar uma gorjeta extra na mesa. Cerca de 10% do valor total da conta.

Procure entender e saiba falar algumas palavras em francês. Apesar de o inglês ser compreendido por muitos franceses, eles preferem usar a língua oficial do país para conversar.

Os números de telefones de emergência são: 15 – Ambulância, 17 – Polícia e 18 – Bombeiros.

Seu perfil

Se a paixão te pegou...

Paris é o destino número um de casais apaixonados do mundo inteiro. E não é para menos. Na Cidade Luz, tudo parece que foi feito para aflorar o amor entre duas pessoas. Os parques são floridos, os monumentos forma construídos de forma belíssima, a arquitetura é romântica... Impossível descrever tudo o que vai deixar vocês deslumbrados.

O Parc dês Buttes-Chaumont, no 19º distrito, é um lugar que vocês devem conhecer. Considerado o “Templo do Amor”, o parque fica em cima de um morro, o que proporciona uma bela visão da cidade. Ele foi construído em 1867, durante o reinado de Napoleão III.

Outro passeio marcante em Paris é pelo Rio Sena, no Bateaux-Mouches. No restaurante da embarcação, um jantar à luz de velas é extremamente romântico. Clique aqui para ver o site da companhia (traduzido para o português).

Conhecer os museus, como o de Louvre, e os grandes monumentos é essencial. A Torre Eiffel, é claro, é um lugar que vocês devem ir. Afinal, ela é a o principal cartão-postal da França. Em cada andar da torre, uma atração diferente. No primeiro, por exemplo, existe um cinema que conta a história do monumento.

Os parques parisienses merecem atenção especial de vocês. Reservem um dia para conhecê-los e passearem de mãos dadas pelos caminhos floridos de cada um.

Se você vai para encher as sacolas...

Fazer compras em Paris será uma memorável experiência. Referência mundial na moda, a capital francesa tem diversas galerias e lojas famosas espalhadas pela cidade. A Galeries Lafayette é o paraíso para quem gosta de moda. A galeria tem dez andares e o slogan é “Aqui, a moda vive mais forte!”.

Andar pela rue du Faubourg Saint Honoré sem parar para olhar uma vitrine é impossível. Nesta rua, as maiores grifes da França e do mundo estão instaladas. Além disso, lá ficam bons restaurantes e ateliês de estilista renomados.

Se você quer comprar artigos para a sua casa, vá à Printemps. A loja fundada em 1865 tem um departamento exclusivo para esses produtos. O local também tem grandes marcas que vendem roupas e acessórios para o público masculino, feminino e infantil. Toda terça-feira, acontecem desfiles de moda na Printemps às 10h. Você não paga nada para assistir.

O que também não podem faltar nas suas sacolas são os perfumes. Ao lado da Galeries Lafayette, está a Sephora. Ela é uma das lojas mais famosas de Paris e vende perfumes, cosméticos e maquiagens. Alguns produtos são exclusivos.

Na farmácia da rue du Four é bastante conhecida por causa da venda de cosméticos. Vale a pena passar por lá.

Se a viagem vai ser em família...

Paris ficará eternamente gravado na memória da família. Atrações não faltam para vocês na Cidade Luz. A começar por uma visita ao Jardim des Tuileries, com campos cheios de flores, lago e uma roda gigante. As estátuas do lugar também são muito bonitas.

Leve sua família para fazer um piquenique nos parques parisienses. É hábito dos franceses sentarem nos gramados verdes para comerem lanches e conversarem. Depois, convide todos para visitarem a igreja de Sacré-Couer, em Montmartre. Ela está no ponto mais alto da cidade. A visão periférica, portanto, é uma das mais belas que se pode ter.

A viagem a Paris também renderá a vocês muita cultura. Todos os palácios, museus, monumentos e igrejas têm histórias interessantes. Além do Museu de Louvre, um dos mais conhecidos do mundo, existem o Museu de Picasso, o Museu D’Orsay, dentre outros.

A Catedral de Notre-Dame precisa estar no roteiro de vocês. Ela é uma das mais antigas da França em estilo gótico. Sua construção teria começado em 1163 e seu nome é dedicado à Virgem Maria, a Nossa Senhora (Notre-Dame).

Não esqueçam ainda de andar pela avenida Champs-Elysées, que reúne lojas, restaurantes, hotéis... Sem contar que ali vocês poderão ver o Arco do Triunfo e o obelisco da Praça da Concórdia.

Se você vai para curtir...

A noite em Paris é diferente da que estamos acostumados no Brasil. Os estabelecimentos costumam fechar cedo e as principais atrações noturnas são shows de artistas. Alguns lugares, entretanto, promovem festas subterrâneas para driblar esse costume. Com isso, a agitação rola durante a madrugada inteira.

No Rex Club, DJ’s do mundo inteiro tocam lá. A pista de dança, é claro, vai à loucura com o som. O Batofar vai te proporcionar uma experiência única. Ele é um barco que fica estacionado na beira do Rio Sena que, durante o dia, funciona como restaurante. À noite, se transforma em uma casa noturna. Imagine a sensação de dançar perto do rio.

A Showcase, na ponte Alexandre III, é uma casa que promove festas muito badaladas, esquentadas pelos melhores DJ’s. É preciso fazer reserva para frequentá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário