16 de junho de 2011

Licença para dirigir pelo mundo.

Fonte: odiario.com

A sensação de liberdade de pegar o carro e sair por aí pode se repetir no exterior. Para quem planeja a próxima viagem de férias e pensa em passear de carro em outro país é necessário se organizar com antecedência.


O documento brasileiro, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é válida em mais de 130 países pelo mundo, outros exigem um documento especial, a Permissão Internacional para Dirigir (PID), emitida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Entre os países que exigem a PID estão a Itália, Áustria, Grécia, Estados Unidos e Canadá. Lembre-se de que apesar da proximidade territorial, países da América Latina seguem legislações específicas. Em países do Mercosul como Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai são exigidos a PID e um seguro chamado Carta Verde.


A apólice se refere somente aos países do Mercosul, quando emitidos naqueles países. Este seguro internacional cobre danos pessoais ou danos materiais causados a terceiros.

O procedimento para conquistar uma Permissão Internacional para Dirigir (PID) é bem simples. O primeiro passo é pegar a carteira de motorista (observe a validade do documento, porque será a mesma da PID), depois basta preencher o formulário de Solicitação de Serviço de Habilitação (disponível no site http://www.detran.pr.gov.br/ )e providenciar o pagamento.

Depois de recolhida a taxa, o condutor tem oito dias para comparecer ao Detran mais próximo munido da CNH original. A última etapa é a entrega da PID, pelo correio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário