29 de junho de 2011

Brasileiros estão viajando mais pro exterior, mesmo fora de temporada

Fonte: Info Money  - Data: 29062011

Os dados do Banco Central mostram um aumento de mais de 40% nos gastos dos brasileiros no exterior.

Os dados do Banco Central mostram um aumento de mais de 40% nos gastos dos brasileiros no exterior. Mas eles não estão apenas gastando mais. Favorecidos pelo dólar ainda desvalorizado frente ao real, pela maior desconfiança com relação ao euro e contando com uma economia estável e uma renda maior, os brasileiros estão viajando mais para fora do País, mesmo em períodos de baixa temporada.


Clique acima e contrate o Seguro Viagem na Luma Seguros


Prova disso é o maior número de contratações de seguro viagem. Obrigatório para quem vai para os países que fazem parte do Tratado de Schengen (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Itália, Islândia, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Portugal e Suécia), o seguro viagem vem ganhando o gosto dos brasileiros, mesmo quando o destino não exige o seguro. “Estamos entrando na cultura do seguro. Isso mostra uma mudança no perfil dos turistas”, afirma o diretor da Kor Corretora, Breno Kor.

A empresa constatou um aumento de 37% no mercado de seguro viagens no primeiro quadrimestre deste ano. Considerando o acumulado do ano até maio, o faturamento chegou a R$ 10 milhões. E as contratações crescem mesmo em meses atípicos. Em março, abril e maio, a corretora constatou um aumento de 50% no número de contratações de seguro. “Agora, as viagens estão mais acessíveis. E os brasileiros estão fugindo da alta temporada. É a oportunidade de pagar menos”, afirma o executivo.

Os números mostram que 90% das contratações são de países que fazem parte do Tratado. Isso mostra, segundo Kor, que os brasileiros estão trocando os Estados Unidos, destino mais escolhido, pela Europa. Pela corretora, os países mais procurados na hora de contratar o seguro são Espanha, França e Inglaterra.

Eles estão mais precavidos

Nessa mudança de comportamento do turista brasileiro, conforme explica o presidente da Travel Ace, Marcelo Fernández, é possível constatar uma maior preocupação com os gastos com saúde e segurança, que podem pesar no bolso de quem não tem um plano de assistência. “Há uma maior conscientização dos benefícios do seguro”, afirma.

A empresa também constatou um aumento no número de contratações de seguro. Esse avanço, diz o executivo, deve-se muito ao crescimento do número de brasileiros que agora têm acesso às viagens internacionais. “Em 2005, por exemplo, a cada 100 brasileiros que viajavam para o exterior, cerca de 25 contratavam o seguro. Hoje, esse número subiu para 35. O que mostra que ainda existe um espaço enorme para o segmento crescer”, diz Fernández.

A maior conscientização com relação à importância de se contratar um seguro viagem, mesmo quando o destino não obriga o turista a tê-lo, também levou ao crescimento do uso do documento. Fernández afirma que a proporção daqueles que tinham o seguro e o utilizavam era de 15%. Hoje, chega a 20%. Embora pequeno, esse aumento mostra a mudança do perfil do turista de viagens internacionais.

Favorecidos pela moeda

A concorrência no segmento e o fortalecimento do real frente a outras moedas têm favorecido quem contrata seguro viagem. De acordo Fernández, o preço pago pelo seguro não tem sofrido fortes reajustes ao menos nos últimos anos cinco anos.

Hoje, dependendo do período de viagem, o brasileiro gasta cerca de R$ 120 no seguro. “O seguro representa muito pouco do valor total da viagem”, afirma Kor.

>>> Contrate o Seguro Viagem na Luma Seguros e receba seu voucher em minutos por email. Acesse:
www.lumaseguros.com.br/viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário